женская одежда украина женская одежда киев женская одежда харьков женская одежда интернет магазин женская одежда одесса женская одежда купить

Títulos honoríficos

Títulos honoríficos utilizados no Japão:

 

San
San é o título honorífico mais comum como título de respeito. É usado tanto no masculino como no feminino. Apesar da tradução de san ser normalmente associada a “Sr.” ou “Sra.”, nunca é usado para referência própria.



Kun
Kun é um título informal essencialmente usado para rapazes. É utilizado por pessoas de estatuto ou idade superior para nomear os mais novos.



Chan
Chan é um sufixo diminutivo. É uma versão informal do san, utilizado para se referir a crianças e/ou familiares femininos. Também pode ser usado para animais, amantes, amigos íntimos e pessoas que se conhece desde a infância. Chan pode continuar a ser utilizado mesmo para referência a mulheres adultas, embora também possa ser usado para homens. Os pais normalmente nunca deixam de tratar os filhos e filhas por kun e chan.



Senpai e Kohai
Senpai é usado para referir colegas sénior ou figuras mentoras (colegas de trabalho ou de equipa mais experimentes). É um pouco equivalente a Doutor.
Kohai é o inverso disto. É usado para referir juniores (embora o kun seja mais comum, pois kohai é considerado rude).



Sensei
Sensei é usado para referir professores, médicos, advogados, políticos e outras figuras autoritárias. É usado para demonstrar respeito a alguém que alcançou um certo nível de mestria numa arte ou actividade. Os mangakas são, normalmente, tratados pelos fãs por sensei, tal como escritores, músicos e artistas em geral. É também um título comum nas artes marciais para se referir ao instrutor.



Sama

Sama é a versão formal de san. Este título é usado principalmente para pessoas com um estatuto muito superior e, no ramo comercial, usado para se referir aos clientes. Assim, é empregue para demonstrar um enorme respeito por essa pessoa, deus ou mesmo objecto.



Shi

Shi é usado em escrita formal, e, algumas vezes, na fala formal, para referir alguém desconhecido ao orador, tipicamente indivíduos dos quais já se ouviu falar, mas que nunca se conheceu.



Dono/Tono
Dono e Tono significam “lorde” ou “mestre”. São títulos que já não são usados actualmente, embora sejam utilizados, por vezes, nalgumas correspondências de negócios. Também se podem ver escritos em diplomas, prémios e correspondência escrita em cerimónias de chá. Dono e Tono são mais comuns no anime e/ou manga, especialmente naqueles que decorrem em períodos antigos, podendo apresentar um significado de submissão (para mostrar respeito profundo por um “mestre” ou “lorde”) ou de igualdade (quando uma pessoa importante se dirige, com grande respeito, a outra do mesmo estatuto, elevando o interlocutor relativamente ao locutor).